sábado, 4 de junho de 2011

Vibram Five Fingers

     Pra quem diz que nunca ganhou nada na vida, taí uma oportunidade ímpar de garantir o seu. O Twitter vive fazendo promoções e sorteios de inscrições em corridas, capas de banco para corredores, entre outros itens. E eu fui a felizarda que ganhou um Vibram Five Fingers no sorteio dos seguidores do @5fingersbr no Twitter. O modelo sorteado é um Sprint, como o da foto abaixo. Estou aguardando ansiosamente pela chegada do meu pelos correios para poder postar as minhas próprias impressões.

Vibram FiveFinger (VFF para os íntimos) modelo Sprint (Fonte: Blog da VFF)


     A proposta do calçado é uma nova tendência mundial em que se reproduz o andar descalço (barefoot) que é aquele em que aterrizamos com a parte anterior dos pés (veja o vídeo abaixo). Estamos tão acostumados aos calçados convencionais que nos fazem bater com o calcanhar primeiro no chão que é preciso cautela para a adaptação ao novo tipo de pisada. O aumento de kilometragem deve ser gradual!

Vídeo da avaliação da revista Wired sobre o VFF. 
Preste atenção na comparação da pisada a partir do minuto 1:00.

     Os críticos de plantão afirmam que bater primeiro com o calcanhar no solo é o ideal, pois desta forma há uma maior amortecimento. Como médica veterinária, eu tenho minhas dúvidas. Ao observar os animais correndo ou trotando e as suas estruturas ósseas, vemos que eles também aterrizam no solo com a parte anterior do pé. Se formos ver os ossos de um cavalo, por exemplo, o osso calcâneo dele (que corresponde ao nosso calcanhar) nem toca o solo. Assim é, em menor grau, em várias outras espécies. Ok, estou forçando um pouco e falando sem muito critério científico, mas é algo pra se pensar. Eles estão pensando por nós, só o tempo dirá a verdade.


Comparação da anatomia humana e do cavalo. 
Ossos calcâneos do cavalo (azul) e dos humanos (vermelho).

 Cavalo em ação durante a corrida

     Um último detalhe caso você queira comprar o seu par. Fique atento à numeração que é diferente da que estamos acostumados e ela varia de modelo para modelo. Para saber qual o seu número, é melhor experimentar um par numa loja ou acessar as orientações  do fabricante.
     Para mais informações acesse o blog da Five Fingers do Brasil e os siga no Twitter.
     Se você tem um par e quer compartilhar as suas impressões poste os seus comentários aqui. 
     Informação pós-edição: Depois de publicar este post, e na busca por blogs para linkar e listar, me deparei com o blog do @erikneves que fala sobre correr descalço. Lá tem um post interessante sobre o VFF. Bem legal, especialmente o trecho em que ele discorre sobre a anatomia dos nossos pés. A palavra do médico e a da veterinária...

Um comentário:

  1. Olá, amiga Regina!

    Muito bacana seu Blog!
    Já estou por aqui seguindo e “correndo junto” com você!

    E parabéns pelo Five Fingers! (Estou "doido" para comprar um e experimentar... hehe)

    Um abraço!
    Kleber RG (atleta CUCA)
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir