domingo, 29 de maio de 2011

Desafio do Pateta - Disney 2011

Mickey, Minnie, Pateta e Pato Donald em trajes de corrida na largada da Meia e da Maratona da Disney


     Esse era o tipo de prova que achava legal, mas não dava muita bola. Correr na Disney? Isso pra mim era coisa de gente que queria fazer turismo... E continuo achando. Mas que mal há nisso? Obviamente que foi o desafio de correr 63,1km em dois dias que me fez encarar o aperto no orçamento e embarcar com o pessoal da academia, que foi o motivo 2 desta empreitada. A alegria de viajar com os amigos é multiplicado pelo número deles...
     O pacote foi fechado em agência de turismo local com a operadora Agaxtur. Ter um guia é ótimo, para o quesito turismo, mas às vezes sabemos mais do que eles, principalmente no aspecto "corridas". Ficamos hospedados no All Star Sports, dentro da Disney. Facilita a locomoção dentro dos parques e no dia da corrida. O hotel é bom, mas a comida é americana..! Falando nisso, uma ótima dica de comida fora do parque é o Olive Garden, na International Drive, que faz massas deliciosas a preços justos. Fomos lá duas vezes.
      A inscrição tem de ser feita com antecedência, pois elas acabam rápido, por volta de julho, e com o número cada vez maior de brasileiros participando, já viu! Chegamos com 3 dias de antecedência. No primeiro à tarde nos acomodamos e ainda fomos ver a parada da Luz, no Magic Kingdom. No dia seguinte, uma quinta, fomos à feira de esportes buscar os kits: primeiro rombo no cartão de crédito. A feira vale a pena, compre o que conseguir carregar de tênis. Infelizmente só comprei um pra mim. Um Asics Kinsey por U$180,00. No Brasil valia uns R$800,00, ou seja, nunca compraria um aqui. Levei minha mãe junto e acabei comprando tênis pra família inteira. Aliás, ela correu os 5k da Family Run (Buzz and Woody's Family Run), e eu acompanhei é claro, logo corri ao todo 68km no fim de semana. 
     O grupo todo tinha umas 30 pessoas de Botucatu, da Academia Vidativa Espaço Personal. Além de 5 mulheres que fizeram o Desafio do Pateta, havia outros que fizeram só a meia, a Family Run e/ou as modalidades de corridas Kids para os menores.

Entrada para a Feira das Corridas

Fila para pegar o kit da Family Run

Um dos prédios da Feira de Corrida. Este era o menor!

     O kit pra quem faz o desafio é pego separadamente de quem faz a meia ou a maratona. Tem umas placas em cima escrito "Goofy's Challenge" e ficar na fila delas já é motivo de orgulho! Eu vacilei e nem me liguei que o tamanho das camisetas lá era unissex e no padrão americano.  Eu tinha pedido uma camiseta P pra mim, mas deveria ter pedido uma XS (PP). Tinha um balcão para trocas, mas todo mundo estava fazendo as trocas por um número menor, logo dancei, pois não tinha mais do tamanho XS.
     O barato da Disney é correr sem grandes objetivos. Tirar fotos com os personagens parece um ato de tietagem extrema, mas quando se está lá, não há como não se render.
     O dia da prova de 5km (sexta) foi um dos mais frios. De madrugada a temperatura era de cerca de 10°C , sensação de uns 7-8°C. Ela é feita quase toda dentro do Epcot Center e passar pelo parque aberto só para os corredores com os personagens posicionados ao longo do parque é realmente mágico. Eu e minha mãe de 71 anos amamos. É mesmo uma diversão para qualquer idade. Imagine para os que foram acompanhados de seus filhos!
 Ainda no saguão do hotel, esperando o ônibus que ia levar a gente pra largada. Mamis com cara de preocupada...
 Foto tietagem total. Eu e Mamis no fundo ao lado do Woody.
 Pausa para mais uma foto no setor do Japão e o Tico e Teco à caráter
Mamis e Adriana correndo nos 5km.

     Foi a primeira vez que participei de uma prova vestindo bermuda e camiseta manga longa. A luva eu deixei no guarda volumes, mas fez falta. Logo, logo esquenta, mas o duro é a espera na largada.
     Na saída para os 21km já estávamos mais preparados para o frio. Uma capa de chuva descartável destas de R$3,00 quebrou o galho pra segurar o calor do corpo (corta-vento descartável). A largada é por baias e o sistema funciona mesmo. Ninguém entra na baia errada. Eu levei comprovantes de resultados de maratonas e meia-maratonas do Brasil e consegui largar na baia C (a terceira depois da elite). São oito no total (até a H). Vale a pena! Não se esqueça de informar na inscrição (falha da operadora, pois eu enviei a informação a eles). Ainda bem que fui precavida e pude alterar a baia na hora de pegar os kits na feira de esportes. A largada é em ondas, bem tranqüila e sem tumultos, com intervalos de uns 3 minutos entre uma e outra, mas mesmo assim é melhor largar antes pra não ficar passando frio esperando parado!
     Minha estratégia era correr tranqüila os 21km, pra poder fazer bem os 42km. Se eu já chegasse cansada para a Maratona, a chance de quebrar e não curtir a prova ia ser maior.  Foi ótimo para testar tudo o que eu queria. Roupa de frio, capa e as balas de carboidrato que a organização deu junto com o kit. São balas mastigáveis muito boas, e dá pra consumir sem água. Adorei. Depois até voltei pra comprar mais na feira de esportes que funcionava até o sábado à tarde. As minhas quase já acabaram todas, estou guardando o que resta para minha próxima corrida longa (Desafrio Urubici). Eu comprei as da marca Cliff, patrocinadora da corrida, mas existem outras marcas, como a GU, só que estas não são mastigáveis, são em forma de bala mesmo.
     Quer outra dica pra aproveitar a feira de esportes? O kit vem com umas amostras grátis de um gel para dor muscular em sachês. Eles também distribuem e aplicam durante o percurso das corridas, gritando bem alto o nome do produto que também patrocina a corrida. Eu comprei um kit com uma bisnaga, um spray e 25 sachês de Biofreeze por apenas U$10,00. Eu gostei, gelam até a alma e recuperam bem. E isso porque eu não sou fã de nenhum tipo de analgésico ou antiinflamatório. Só uso quando extremamente necessário.
     Durante a corrida, tirei novas fotos com personagens no percurso. Se vc sai na frente com um ritmo razoável (muita gente faz as provas caminhando!) dá pra tirar as fotos sem muita fila.

 No saguão, aguardando o ônibus da organização novamente. Esse dia foi ainda mais frio que o da Family Run.

 Foto com o sósia do Johnny Deep e os Piratas do Caribe
Achei ótimo eles oferecerem Coca-Cola (normal e light) no final da corrida #viciada!


     Dia da Maratona. Acordei bem disposta e sem dores. Acho que fiz a coisa certa, pois consegui correr num bom ritmo, fazendo em 4h26min11s e split negativo (meia em 2h12min). Claro que o percurso plano, o clima frio e a estrutura da prova foram essenciais para a performance. Outra coisa que pode ter contribuído foram as meias de compressão. Eu tinha comprado um par na feira de entrega do kit da SS (São Silvestre) e usado elas na própria. Só tinha feito um pequeno treino dois dias antes da SS com elas. Acabei comprando um par da CEP, marca alemã, pois as que testei de outras marcas não se adequaram a mim. Sou baixinha e tenho a panturrilha grossa, logo se eu comprasse o diâmetro adequado eu teria que dobrar as "barras" da meia. Se fosse mais curta, iria apertar demais. Não tem jeito, o ideal é experimentar e ver a que melhor vai se adequar a você. Eu gostei, embora ainda não tenha tido a oportunidade de usá-las de novo (ainda).

 Galera de Botucatu em foto que saiu na revista Contra-relógio de Março de 2011. As cinco guerreira patetas e as  meias de compressão.

 Chegar carregando a Bandeira do Brasil não tem preço. Com o número crescente de Brasileiros por lá, é incentivo certeiro para os metros finais!

As medalhas do Pato Donald (meia maratona), Mickey (maratona) e Pateta (Desafio Race and a Half Challenge), além da medalha Buzz and Woody's Family Run.

     Depois das corridas, chegou a hora de diversão. Parques e mais parques. Andar com a camiseta da corrida e/ou as medalhas no peito é motivo para que as pessoas te cumprimentem o tempo todo.

     Espero que as informações tenham sido úteis e sirvam de inspiração para embarcar nessa. Boa sorte!

Um comentário:

  1. Oi Regina!
    Estava procurando informações sobre a maratona/corrida da Disney e encontrei seu post...
    Muito bom!!! Adorei as informações!!!
    Confesso que corrida ainda é novidade pra mim, estou correndo a apenas 4 meses, corro 5 km por enquanto, meu tempo ainda não é muito bom mas está melhorando (pra quem não conseguia correr quando tava perdendo o ônibus... rsrs)
    Já descobri que correr vicia!!!!!!!
    e estou me programando pra ir pra essa corrida da Disney em 2013... por enquanto estou correndo apenas nas provas da minha cidade...

    Mais uma vez... achei muito bom seu blog!!!!

    @fabianapaula

    ResponderExcluir